terça-feira, 24 de abril de 2007

Education for Europeans. Towards the Learning Society

Achei na rede um texto muito interessante para analisar o Processo de Bolonha e a conseguinte brutal mercantilização da universidade europeia. É surpreendente.
No 1995, três anos antes de aparecer a Declaração de Bolonha, apresenta-se um informe da la European Round Table of Industrialists (ERT), lobby que agrupa a executivos de multinacionais como Nestlé, British Telecom, Total, Renault ou Siemens entre outras, titulado Education for Europeans. Towards a Learning Society que inclui o seguinte:

"O objectivo deste informe é simplesmente apresentar a visão dos empresários respeito a como eles crêem que os processos de educação y aprendizagem no seu conjunto podem adaptar-se para responder de um jeito mais efectivo aos retos económicos e sociais do momento.
A ERT aguarda que engadindo a visão prática da empresa às bem documentadas opiniões dos especialistas nesse campo, se possa ajudar a provocar as urgentes mudanças que, ao nosso juízo, requerem na actualidade os sistemas educativos europeus. "

Esta é a ligação:

Sem comentários: